Plano de Negócios

O Curso de de Empreendorismo: O projeto, o produto/serviço e o Plano de negócios, desenvolvido pelo Impulso Empreendedor em parceria com a ENA, explica-lhe como acrescentar valor ao seu produto/serviço, introdu-lo ao Marketing Mix, ajuda-o a conceber o seu Projeto e Plano Empreendedores e a definir a respetiva visão, missão, objetivos e estratégia, explica-lhe como utilizar e as vantagens das análises PEST e SWOT na atividade empreendedora e a elaborar o Plano de Marketing.

Tempo Online - 40 minutos - 10 tutoriais de 4 minutos cada - Presencial 2H

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO








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TUTORIAIS e CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1. Dinâmica de mercado

1.1 Formas e benefícios de acrescentar valor ao produto – Qual a sua importância
  • Saber o significado de valor acrescentado do produto ou serviço;
  • Conhecer formas de acrescentar valor ao produto ou serviço;
  • Entender quais os benefícios.
1.2 Produto e Serviço – Quais as suas diferenças?
  • Distinguir produto e serviço;
  • Distinguir produto de serviço;
1.3 Marketing Mix – O conceito de Marketing e os 4P´s
  • Definir o conceito de Marketing;
  • Identificar os 4P´s do Marketing;
  • Descrever o conceito de Marketing Mix.

2. O projeto e o Plano de negócios

2.1 Projeto empreendedor – Inspira-te para o teu Projeto empreendedor
  • Compreender o que é um projeto e como pode ser estruturado;
  • Identificar dicas e sugestões para gerar ideias para a elaboração de um projeto;
  • Reconhecer a importância da gestão de um projeto.
2.2 Plano empreendedor – Organiza o teu projeto empreendedor
  • Definir Plano empreendedor;
  • Elaborar um Sumário executivo.
2.3 IAtividade empreendedora – visão, missão, objetivos e estratégia
  • Compreender o que é a visão e a missão de uma atividade empreendedora;
  • Perceber a necessidade de estabelecer objetivos e uma estratégia.
2.4 Plano empreendedor – O projeto empreendedor, o meio envolvente e o setor
  • Identificar os componentes de apresentação de uma atividade empreendedora;
  • Compreender a utilidade da análise do meio envolvente e do setor.
2.5 Análise Pest – Uma ferramenta de análise do meio envolvente
  • Compreender a utilidade da análise PEST;
  • Identificar os fatores do meio envolvente analisados pela análise PEST.
2.6 Análise SWOT/FOFA – Analisa o ambiente interno e externo da tua atividade empreendedora
  • Compreender o que é e como é elaborada a análise FOFA;
  • Compreender a utilidade da análise FOFA;
  • Distinguir ambiente interno de ambiente externo;
  • Perceber quais as Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças de uma atividade empreendedora.
2.7 Plano de marketing – Elabora o Plano de marketing da tua atividade
  • Definir o papel do plano de marketing no plano empreendedor;
  • Conhecer a estrutura do plano de marketing.

OBJETIVOS DO CURSO

O Curso Empreendorismo: O projeto, o produto/serviço e o Plano de negócios tem como objetivo dotar os formandos de conhecimentos e técnicas ao nível do empreendedorismo e da gestão da sua atividade empreendedora e recursos humanos.
Assim, pretendemos que no final do curso seja capaz de:

  • Acrescentar valor ao seu produto ou serviço, destacando-o da concorrência;
  • Dominar o conceito de Marketing Mix;
  • Conceber o seu Projeto e Plano Empreendedores;
  • Definir a visão, missão, objetivos e estratégia do seu projeto empreendedor;
  • Utilizar e perceber as vantagens das análises PEST e SWOT;
  • Elaborar o Plano de Marketing.

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VANTAGENS DO CURSO

  • Flexibilidade de tempo;
  • Flexibilidade de ritmo;
  • Económico;
  • Possibilidade de acompanhamento individual
  • Marketing pessoal (desenvolvimento pessoal).

DESTINATÁRIOS

O Curso Empreendorismo: O projeto, o produto/serviço e o Plano de negócios destina-se a todos os que pretendam tornar-se empreendedores e começam a dar os primeiros passos no mundo dos negócios e a empreendedores experientes que tenham o seu próprio negócio mas pretendam expandir os seus conhecimentos nas áreas do empreendedorismo. gestão, liderança, motivação, vendas, plano de negócios.

 

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METODOLOGIA

A nossa metodologia baseia-se na utilização de tutoriais de de 4 minutos cada, totalizando 40 minutos, onde terá acesso a conteúdos multimédia muito estruturados e esquemáticos fundamentais definir as suas estratégias empreendedoras.

Na última quarta feira de cada mês haverá uma sessão presencial de 2 horas com o autor dos conteúdos, onde poderá colocar as dúvidas que tenha relacionadas com os mesmos e obter apoio na análise e estrutura do seu Plano de Negócios. O número mínimo de formandos para a realização de cada sessão é 5 e, caso não tenha disponibilidade para participar numa sessão, poderá participar na do mês seguinte.

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Termos e Condições.   

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