As principais habilidades interpessoais no mercado de trabalho

Por Cátia Pinheiro em 15 Novembro, 2017

Ao longo do nosso percurso académico, são várias os ensinamentos e aprendizagens que fazemos, contudo existem algumas “social skills” que, nem o melhor professor nos consegue ensinar!

Neste artigo encontrarás as 5 principais habilidades interpessoais que deves desenvolver num mundo cada vez mais competitivo.

Atualmente, apesar das empresas valorizarem as competências técnicas (necessárias para um bom desempenho profissional), procuram cada vez mais, em cada indivíduo, determinadas habilidades interpessoais. São estas habilidades que nos conferem a capacidade para a resolução de problemas e para estabelecermos boas relações interpessoais.

 

As 5 habilidades interpessoais para um futuro profissional com mais sucesso:

 

  1. Empatia

Saber colocar-se no lugar do outro. Ajudar os colegas de trabalho. Estar atento à pessoa que está a comunicar, olhando-a nos olhos, tentando compreender o seu ponto de vista.

 

  1. Resolução de conflitos

Um dos problemas mais difíceis de resolver no mundo profissional é o conflito. Assim, a capacidade de resolver conflitos implica o recurso a competências tais como saber ouvir.

 

  1. Colaboração e trabalho de equipa

O trabalho em equipa é fundamental para a organização. Assim, para que o trabalho em equipa funcione é necessário, às vezes, saber liderar, ser “seguidor”, mas acima de tudo é necessário termos a capacidade de nos moldarmos uns aos outros e fazer cedências.

 

  1. Adaptabilidade

Para sermos bem-sucedidos temos que ter gosto por aprender, por estarmos em constante desenvolvimento, querendo alargar as competências de forma a ser possível dar resposta às diferentes situações.

 

  1. Questionar assertivamente

Fazer as perguntas certas é fundamental, pois promove a partilha de opiniões e estimula a discussão, conduzindo ao aparecimento de novas ideias.

Partilhar:   

Sugestão de Cursos

Formação de Formadores – CCP
Rede Social Facebook
Competências para empreender
Inglês de Negócios
Copyright © 2017 ENA | Escola de Negócios e Administração Criado por Cyber Digital Business e ENA